a vossko

NOSSA HISTÓRIA

A Vossko é uma empresa alemã, que atua no mercado de carnes altamente refinadas e congeladas desde 1982, quando foi fundada, pelo casal Bernhard e Maria Vosskötter, sobrenome este que deu origem ao nome da empresa.

Desde o início, a Vossko se destacou pela qualidade e singularidade de seus produtos. O nível de segurança no processamento sempre foi o objetivo principal da empresa, que trabalha especialmente com peito de frango, oferecendo, no que diz respeito à higiene, o maior nível possível de segurança e qualidade.

O processamento de carne desenvolvido pela Vossko, logo passou a ter um significado acima da média em comparação com outros países. Um dos aspectos que torna essa excelência possível é o fato de que a Vossko se responsabiliza por todo o processo que diz respeito à matéria prima, desde a chegada da carne na fábrica, até as especificações dos produtos que serão desenvolvidas individualmente, respeitando a singularidade de cada cliente.

Devido à grande aceitação e demanda de clientes nos países Europeus, logo a empresa começou a prospectar uma filial para poder aumentar a produção. O Brasil, por ser um dos maiores exportadores de frango do mundo, foi o país escolhido para receber a nova estrutura da Vossko.

 

Vossko do Brasil

No Brasil tudo começou em Lages, na Serra Catarinense, tendo como principal administrador, o Sr. Joachim Gerecht, um alemão, estudante de veterinária no Brasil. 

Joachim se formou em 1990, e casou-se com a lageana Marivete Antunes, e, por isso, decidiu fixar suas raízes em Lages. Depois de trabalhar em duas empresas no ramo de processamento de carnes e ter adquirido experiência como vendedor de produtos para a Vossko alemã, Joachim recebeu o convite que mudaria sua vida e a história da Vossko: foi convidado a apresentar um projeto para construção da filial da empresa no Brasil. Joachim, é claro, aceitou. 

Lages foi escolhida por vários motivos. Pela vivência de Joachim na cidade, por estar em um dos estados que mais produz frango no país, e por estar localizada no centro do Estado, o que facilita a exportação.

Joachim partiu então para a elaboração do seu projeto, que foi apresentado para a prefeitura de Lages em outubro de 2002.

Depois de longos meses de espera o projeto foi aprovado pelo prefeito, que na época era Raimundo Colombo, e em abril de 2003 iniciaram-se as obras que deram origem a Vossko do Brasil.

Produção

Pouco mais de um ano depois da aprovação da planta, a fábrica começou a funcionar com uma linha de produção, aproximadamente 60 colaboradores e 300 toneladas de produto exportado.

Em 2005, duas novas linhas de produção aumentaram a exportação para 600 toneladas.

Em 2011 foi instalada a quarta linha de produção e a Vossko passou a contar com aproximadamente 400 colaboradores e produzir aproximadamente 1.200 (mil e duzentas) toneladas por mês.

O grupo de clientes e consumidores foi aumentando, expandindo assim as vendas, o faturamento se consolidando cada vez mais, tornando a Vossko do Brasil cada vez maior e melhor no segmento de carnes.

Hoje somos uma família de aproximadamente 500 colaboradores, produzindo 14.000 (quatorze mil) toneladas ano, com Qualidade e Segurança, assegurando a Confiança Alimentar dos clientes, o Bem-Estar dos funcionários e a Rentabilidade do negócio.

PRINCÍPIOS ÉTICOS DA VOSSKO

Quem é responsável pelos padrões éticos da empresa?
As práticas éticas são de responsabilidade de todos os colaboradores. Cada um de nós é responsável pela integridade de nosso próprio trabalho.

O que a conduta ética exige de mim?
Espera-se que reportem ao setor competente quaisquer violações aos padrões éticos que tenham conhecimento ou que vivenciem.

Os funcionários que deixarem de cumprir alguma dessas condutas estarão sujeitos às medidas disciplinares, inclusive à demissão.

O que se orienta aos colaboradores?
O relacionamento da empresa com seus colaboradores baseia-se no respeito, no cumprimento da legislação em vigor, nos contratos, nos acordos e convenções coletivas e nos regulamentos internos.
Ainda:

- Deve ser mantida sempre uma atitude de respeito e colaboração com os colegas de trabalho e a com a sociedade;

- O cargo ou as informações internas da empresa ou de clientes jamais devem ser usados para influenciar decisões que venham a favorecer interesses próprios ou de terceiros.

O que se orienta aos superiores imediatos?

Os superiores imediatos definem o andamento das suas equipes e geralmente são os primeiros a ser questionados. Como resultado, espera-se que eles:

- Sirvam como bom exemplo de conduta ética.
- Forneçam treinamento, instrução e recursos para ajudar os colaboradores no cumprimento dos padrões éticos e de suas políticas subjacentes.

- Incentivem os colaboradores a falar se tiverem dúvidas ou preocupações.

- Observem e corrijam adequadamente condutas inapropriadas em suas equipes.

Por onde devo começar?
Converse com seu superior imediato. Se ainda assim você tiver alguma preocupação, contate o responsável pelo setor de Recursos Humanos ou o responsável pela empresa.

Na dúvida, pergunte – se:
Isso é coerente com os princípios éticos e com as políticas da empresa?
Isso é legal? A lei permite?
É honesto? É justo?
Eu teria orgulho de contar isso a um colega a quem admiro ou aos meus familiares?
Isso demonstra respeito pelos colaboradores, colegas, acionistas, clientes e comunidade?
Caso isso virasse notícia, mostraria uma boa imagem a Vossko?

A seguir, os princípios éticos da Vossko do Brasil:

1. Cumprimos a lei.
Cumprir a lei – dever que cabe a todos nós – é a base da nossa reputação e dos nossos princípios éticos.

Como organização, temos a responsabilidade de seguir as diretrizes aplicáveis ao nosso negócio e, uma vez que existe a possibilidade de conflito entre as várias normas cabíveis a uma determinada ocorrência, instruímos que caso você tenha dúvida ou preocupação a respeito da legalidade de alguma situação contate seu superior imediato ou o departamento de RH para obter orientações.

2. Conduzimos nosso negócio com integridade.
Orgulhamo-nos por conduzir o nosso negócio com integridade e por enfrentarmos a concorrência de forma ética e justa, cumprindo as leis e as normas que incentivam essa forma de competitividade e não admitindo a existência de subornos ou presentes inapropriados.

Antissuborno
A Vossko não oferece nem aceita subornos, propinas ou outros pagamentos corruptos, independentemente da prática local ou dos costumes percebidos.

O suborno se caracteriza pela concessão ou oferecimento de algo de valor a alguém em troca da obtenção ou da manutenção dos negócios, ou, ainda, de vantagem na transação.

Nunca ofereça, conceda, solicite ou aceite, de forma direta ou indireta, qualquer forma de suborno, propina ou outro pagamento indevido.

Conflitos de interesse

Devemos evitar situações de conflito nas quais os nossos interesses pessoais possam influenciar de forma inadequada o nosso julgamento sobre o negócio.

Abaixo, algumas situações nas quais esses conflitos podem ocorrer:

- Envolver-se em trabalho externo incompatível com os interesses da Vossko, como trabalhar para uma empresa concorrente ou abrir a sua própria linha de negócio sendo esta concorrente da nossa instituição.

- Permitir que um relacionamento pessoal influencie uma decisão de negócio, como é o caso da contratação de membros da família como colaboradores ou fornecedores.

- Aceitar presentes ou meios de entretenimento que afetem o negócio da empresa.

Nem sempre é fácil identificar se uma atividade está criando um conflito de interesses ou não. Por esse motivo, é importante que você discuta com o seu superior imediato a respeito dos conflitos potenciais.

 

3. Tratamos as pessoas com dignidade e respeito.

Uma vez que as nossas metas são atingidas por meio das pessoas, fornecemos um local de trabalho seguro e valorizamos as contribuições da equipe, incentivando a máxima exploração do potencial individual daqueles que estão comprometidos com a Vossko.

Direitos Humanos: respeitamos os direitos humanos, atuamos de acordo com as leis trabalhistas, não toleramos discriminação no trabalho, pagamos salários regulares e competitivos, além de fornecer benefícios e investir no desenvolvimento dos colaboradores.

Segurança e Saúde: conduzimos todas as atividades de modo a proteger a saúde e segurança dos colaboradores. Fornecemos EPIs e treinamentos aplicáveis às funções, fazemos campanhas de conscientização e exigimos a prática correta e cautelosa dos procedimentos de trabalho.

Diversidade: valorizamos a pluralidade de experiências e a diversidade de estilos pessoais como diferentes idiomas, costumes, religiões, etnias, orientação sexual, idade, deficiências, status socioeconômico e outras características, inclusive protegidas por lei.

Álcool e Drogas: não se admite o uso indevido de drogas ilegais, bebidas alcoólicas e outras substâncias controladas que possam prejudicar a saúde e segurança do colaborador, antes e durante o horário de expediente da Vossko.

Sindicatos: prezando pela harmonia nas relações trabalhistas, não serão permitidas retaliações discriminatórias por ideologia sindical, salvo situações que atentem contra o equilíbrio almejado.

 Atividades Políticas: a empresa não se opõe a candidatura de seus colaboradores para cargos eletivos, contudo não será permitido campanhas dentro das dependências da empresa bem como que alguém se valha de seu cargo ou nome da Vossko.

Assédio e violência: A Vossko não tolera a violência ou assédio, seja de fornecedores, clientes, terceiros ou/e especialmente seus colaboradores.

4. Protegemos as informações, os ativos e os interesses da Vossko.
Todos somos responsáveis pela preservação dos valores da Vossko.
Devemos proteger as informações e os ativos confiados a nós e evitar que interesses pessoais interfiram em nosso julgamento na condução dos negócios.
Adotamos, para isso, todos os cuidados necessários ao zelo da propriedade e dos recursos da empresa, que incluem os ativos físicos (instalações, materiais e equipamentos), os sistemas de comunicação (computadores, serviços de internet, softwares, telefones e e-mail) e quaisquer outros meios que contenham informações confidenciais ou de propriedade da Vossko.

A utilização de quaisquer informações da empresa em palestras, seminários ou trabalhos acadêmicos que versem sobre a instituição deve ser aprovada por escrito pela diretoria.
Do mesmo modo, conteúdos relativos à empresa que se destinem à divulgação na imprensa devem ser fornecidos apenas por membros da diretoria.
As informações de domínio público podem ser acessadas pela internet, na seguinte página: http://vosskodobrasil.web2146.uni5.net

5. Atuamos com responsabilidade sócio ambiental.
Esforçamo-nos para reduzir o impacto ambiental de nossas operações e ajudamos a preservar os recursos naturais por meio do cumprimento das leis pertinentes ao assunto, do envolvimento dos nossos colaboradores na conscientização sobre o tema e das nossas atividades de melhoria contínua, que visam contribuir para que as gerações futuras vivam em um meio ambiente preservado e sustentável, fruto de um tratamento ético e coerente com as questões ambientais. 

Para obter orientações adicionais, consulte a política de meio ambiente, saúde e segurança da Vossko do Brasil.

6. Atuamos com foco na qualidade, desenvolvendo produtos que atendem as necessidades de nossos clientes.
A manutenção da qualidade e da excelência dos nossos produtos é uma meta contínua. Para atingi-la, lançamos mão de tecnologias modernas e da automatização nos processos de produção, preocupando-nos também em utilizar na fabricação dos produtos apenas matérias-primas, insumos e embalagens provenientes de fornecedores idôneos, previamente aprovados pela Vossko.

Além do cuidado na produção, prezamos por uma atitude dedicada, ágil, competente, responsável, leal e íntegra com os nossos clientes.

POLÍTICA DE NÃO ASSÉDIO
A Vossko do Brasil está comprometida em manter um ambiente que seja livre de discriminação e onde, portanto, incentiva-se a convivência harmoniosa, a fim de promover um ambiente de trabalho saudável.
Assim, a empresa se orienta pela não tolerância ao assédio cometido contra quaisquer pessoas, independentemente do nível hierárquico em que se encontrem e de sua condição frente à empresa, sejam fornecedores, clientes, terceiros ou, e especialmente, colaboradores internos.

  1. Espalhar rumores maliciosos, fofocas, falso testemunho;
  2. Constranger, humilhar ou agredir, ainda que verbalmente, por motivos fúteis e sem fundamento;
  3. Fazer cobranças “exageradas” nos ambientes e rotinas de trabalho, inclusive com condutas incompatíveis, em frente a colegas ou terceiros;
  4. Fazer publicações de natureza caluniosa ou inverídica em redes sociais ou instrumentos de comunicação, especialmente nos de uso interno da empresa.

Assédio sexual: os avanços sexuais repulsivos, as solicitações e os favores sexuais ou outra conduta física baseada em sexo constituem assédio.
Exemplos:

  1. Usar a submissão ou rejeição à conduta sexual como critério para uma decisão de promoção ou emprego;
  2. Usar a conduta sexual para criar um ambiente intimidante, hostil ou ofensivo;
  3. Fazer proposições sexuais explícitas, comentários sugestivos, “brincadeiras” – como “caçoar” ou fazer piadas - sobre orientação sexual, gestos obscenos ou vulgares, exibição de material impresso, gráfico ou visual cujo conteúdo seja explicitamente sexual e propiciar contato físico de natureza sexual.

As formas de assédio descritas acima são ilegais e contrariam a política da Vossko, cujos princípios incluem o zelo pelas normas que garantam um local de trabalho isento de assédios.

Canal de Comunicação

A fim de promover uma gestão transparente, oferecemos um canal de comunicação que funciona de maneira rápida e direta para tratar de assuntos relacionados a assédio moral e sexual.

Esse procedimento é monitorado pelo RH da empresa, por meio de um formulário específico, garantida a proteção da informação e o tratamento sigiloso e confidencial.

Qualquer colaborador poderá fazer sugestões, elogios, críticas e denúncias utilizando-se da ferramenta que fica disponível dos dois refeitórios da empresa: o formulário de Canal Aberto Vossko.

É de extrema importância que o colaborador que está fazendo a sugestão, reclamação ou denúncia se identifique, para que os dois lados possam ser ouvidos e o retorno sobre a situação ser devidamente prestado.

Respostas

A resposta será dada em até cinco dias e, na impossibilidade de cumprimento do prazo, será comunicada a sua prorrogação.

Casos com maior relevância ou gravidade serão tratados com prioridade e mais celeridade, a fim de preservar a parte lesada e evitar a continuidade da conduta ofensiva.

 

 

 

 

 

vossko do brasil

 

Rua Acy Aviano Varela Xavier, 105 - CDL - Lages - SC

E-mail: recepcao@vosskodobrasil.com.br

Fone: +55 49 3221 2300